'Queermuseu' reabre no Rio sob protestos de conservadores

Após financiamento coletivo, exposição estreou no sábado 18

Publicado em 19/08/2018
Queermuseu reabre no Rio. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Manifestantes fizeram protesto em frente ao espaço, Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

A exposição brasileira mais comentada do ano passado está de volta. E novamente enfrenta protestos de conservadores.

Curta o Guia Gay Brasilia no Facebook

Neste sábado 18, a Escola de Artes Visuais do Parque Lage, Zona Sul do Rio de Janeiro, abriu a Queermuseu - Cartografia da Diferença na Arte Brasileira.

Um grupo de 30 pessoas, incluindo militantes do Movimento Brasil Livre (MBL), protestou em frente ao espaço com cartazes.

Ativistas LGBT chegaram a discutir com os manifestantes, a polícia militar foi chamada, mas apenas observou de longe, segundo a Agência Brasil.

Durante discurso de 15 minutos, o curador da mostra, Gaudêncio Fidelis, falou contra censura. "Este momento é da democracia, da gente fazer frente ao obscurantismo. A sociedade brasileira mais progressista reabriu esta exposição, esta possibilidade da gente ter acesso ao conhecimento."

E continuou: "O fascismo não terá espaço e o fundamentalismo, muito menos. O Rio de Janeiro está de parabéns, porque historicamente sempre esteve à frente dos movimentos, da vanguarda da arte e da política. O Rio representa muito bem a diversidade da arte brasileira."

A exposição foi inaugurada em 15 de agosto de 2017 em Porto Alegre e ficaria dois meses em cartaz no espaço Santander Cultural.

Entretanto, após protestos de conservadores, que acusavam a mostra de incentivar a pedolifia e a zoofilia e profanar símbolos cristãos, a instituição a encerrou um mês antes (em 10 de setembro).

No Rio, a exposição é vetada a menores de 14 anos. Jovens entre 14 e 15 anos podem visitá-la, mas apenas se estiverem na companhia dos pais.

A reabertura da mostra foi possível após financiamento coletivo na internet que arrecadou R$ 1.081 milhão de 1.659 pessoas. Ao todo, são 214 obras de 82 artistas. A entrafda é gratuita.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.