ELEIÇÕES
Informações para que você e toda comunidade LGBT votem de forma consciente

Trans femininas poderão entrar na cota de mulheres, decide TSE

Também passa a ser garantido respeito ao nome social de quem se candidatar

Publicado em 01/03/2018

TSE decide que candidatas transexuais poderão concorrer na cota de mulheres nestas eleições

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, por unanimidade, nesta quinta-feira 1º, que candidaturas de transexuais femininas nas próximas eleições integrarão a cota de 30% que todo partido precisa destinar às mulheres.

Curta o Guia Gay Brasilia no Facebook

Foi determinado também que homens e mulheres trans terão sua identidade de gênero respeitada. Até às últimas eleições, apenas candidatos que já haviam conseguido a retificação de seus nomes em documentos tinham esse direito.

Os demais tiveram seus nomes de registro divulgados pelo TSE em canais oficiais, como o site DivulgaCand e as listas impressas coladas nas paredes dos colégios eleitorais no dia da eleição.

A decisão foi em resposta a uma consulta pública sobre o tema apresentada pelo coletivo #VoteLGBT, com parecer do jurista Paulo Iotti, e levada ao tribunal pela senadora Fátima Bezerra (PT-RN).

"É o respeito que as pessoas, na sua dignidade humana, merecem", explicou o relator do caso, o ministro Tarcísio Vieira.

Candidatos e candidatas trans precisarão registrar sua identidade de gênero em um cartório eleitoral até 150 dias antes do pleito. Neste ano, o prazo é 10 de maio.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.