Passageiro recebe indenização após insulto homofóbico no ônibus

Cena de intolerância ocorreu em 2017 em Taguatinga (DF)

Publicado em 20/07/2018

Empresa de ônibus é acusada de homofobia e faz acordo com ativista LGBT

Um homem receberá R$ 7 mil de indenização após ouvir comentários homofóbicos feitos por um motorista e um cobrador de ônibus em Taguatinga, no Distrito Federal.

Curta o Guia Gay Brasilia no Facebook

O ativista de direitos humanos Maurício dos Santos Martins, de 25 anos, usou um coletivo da linha 53 da empresa Urbi Mobilidade Urbana, em 2017, entre o Pistão Sul e o Taguacenter.

Maurício usava uma camiseta do movimento LGBT. Assim que entrou, o rapaz ouvir frases como: "para mim são todos doentes mentais. É problema espiritual e mental. Os gays só vão parar com essa safadeza quando a mão de Deus pesar sobre eles".

Em outro momento, de acordo com o Jornal de Brasília, os funcionários disseram que não eram obrigados a conviver com a comunidade LGBT.

"Eles estavam super agressivos e desatualizados, me senti ofendido. Mesmo homofobia não sendo crime no Brasil, é importante mostrar que passa a ser quando ofender alguém", disse o ativista à reportagem. Ele também filmou uma parte dos xingamentos.

Após quatro audiências no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, a empresa propôs acordo e Maurício aceitou. "De certa forma, eles serão punidos porque precisarão pagar. Isso serve de exemplo a outras vítimas. Não podemos ficar calados, como muito acontece. É uma vitória simbólica."

O processo foi arquivado sem que a empresa ou os funcionários homofóbicos assumissem a culpa.

O crime de injúria é previsto no artigo 140 do Código Penal. Conforme o texto, ocorre quando ofende a dignidade ou o decoro de alguém. A pena prevista é de detenção de até seis meses ou multa.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.